imagem1

Na segunda semana do mês de Junho, a Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga junto ao IF Baiano – Campus Itapetinga realizou uma atividade formativa titulada Educação para as Relações Etnicorraciais no Ensino Fundamental . Essa atividade fez parte do calendário de ações formativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e foi coordenada pelo GEPEDET – Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias do IF Baiano – Campus Itapetinga.

imagem2

Estiveram presentes os professores e as professoras da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA – Educação de Jovens e Adultos, perfazendo um total de 140 profissionais que puderam dialogar acerca da história das etnias indígenas Camacãs, Imborés e Pataxós – primeiros habitantes da região do Sertão da Ressaca – acerca do papel dos negros no processo de inserção da cultura negra e portuguesa nessa área. Este diálogo deu-se a partir da apresentação dos eixos norteadores para a educação das relações etnicorraciais orientados pelas Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, mediada pela Professora Izanete Marques Souza (Mestre em Educação, Coordenadora Geral do NEABI IF Baiano e líder do GEPEDET). Também tivemos a Professora Aline Oliveira Ramos (mestre em Educação, membro do GEPEDET e educadora da rede municipal de ensino de Itapetinga) mediando a reflexão acerca das categorias conceituais raça, racismo, injúria racial, preconceito de gênero.

Esta foi a primeira de outras ações pensadas e acordadas com a SME Itapetinga, através de ações do IF Baiano – Campus Itapetinga e das coordenadoras municipais Ivanilde Teixeira e Taline Sá Santos. (Ascom IF-Baiano)