WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
setembro 2018
D S T Q Q S S
« ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  


Cândido Sales: Falta d’água faz populares se unir e construir barragem no Rio Pardo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, montanha, criança, planta, atividades ao ar livre e natureza

Um grupo de WhatsApp formado por moradores do município de Cândido Sales no Sudoeste baiano com o nome SOS Rio Pardo, conseguiu mobilizar toda população da cidade, para construir uma barragem no leito do Rio Pardo, local onde fica instalado a central de captação da EMBASA, a cerca de 1 km da zona urbana. O projeto visa reservar o maior volume de água possível para o consumo humano e, resistir por mais tempo nos períodos de estiagem.


A imagem pode conter: 1 pessoa, montanha, criança, atividades ao ar livre e natureza

Após a cidade e a região ter sofrido longos períodos de estiagem e, um aumento desenfreado de irrigações ilícitas, feitas por alguns ” Coronéis” fazendeiros, para irrigar seus grandes plantios, cafés, eucaliptos e etc, o grupo se reuniu em defesa do Rio Pardo, principal fonte de água para o consumo humano daquela pacata cidade. Ao ver o Rio marcado para morrer, várias reuniões foram feitas em buscas de soluções, logo foi criado o grupo de WhatsApp “SOS Rio Pardo”, para reunir idéias na revitalização do Rio e, enfrentamento contra vários os tais “Coronéis” que intitulam donos da água, onde captam maior parte do líquido precioso da região, foram feitas pelo grupo, várias ações de plantios de árvores as margens do Rio, conscientização da população por conta da escassez de água, sessões na Câmara de Vereadores, dentre outras ações.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza




Como nada nos órgãos públicos fluíam, vendo que o nível do rio estava baixando vertiginosamente, eles tomaram a brilhante e, árdua decisão de construir uma Barragem, tendo somente o apoio da população, sem envolvimento politiqueiro, sem verba Municipal, Estadual ou Federal.

A imagem pode conter: montanha, atividades ao ar livre, natureza e água

A construção deu início a cerca de 30 dias, ganhou forças com o encorajamento de Dirciano Oliveira Santana, um dos apoiadores do SOS Rio Pardo, o comércio acreditou no projeto e, apoiou doando materiais de construção, empresários disponibilizando até funcionários para a obra, mulheres e jovens trabalhando juntos na ação preparando e recebendo doações de lanches e refeiçoes para os trabalhadores.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, criança, sapatos, atividades ao ar livre e natureza

A barragem está com mais de 90 % concluída, são mais de 60 metros de extensão, por quase 2 metros de altura, a vazão natural do rio não será prejudicada, terá um armazenamento de água pluvial, com a capacidade de abastecer o consumo humano da cidade em pelo menos 60 dias, nos períodos de seca. Esta ação é um exemplo de cidadania e união, feito por pessoas comuns, que acreditaram no braço forte da população e partiram para a obra, colocando a mão na massa, orgulhando a seus munícipes e causando admiração de toda região.

Isrrael Damaceno / Itapetinga Noticias

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre, natureza e água

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, montanha, céu, atividades ao ar livre, natureza e água

1 resposta para “Cândido Sales: Falta d’água faz populares se unir e construir barragem no Rio Pardo”

  • Dirciano Santana says:

    Gostaria de parabenizar de público o autor deste texto que narrou com mestria exatamente o que ocorreu. Foi profissional e imparcial. Parabéns!

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia