Distante cerca de 70 km da sede do município de Itapetinga, o povoado de Palmares recebeu, na manhã desta quinta-feira (29), uma sessão especial itinerante da Câmara de Vereadores. O evento foi proposto pela Mesa Diretora, no intuito de facilitar o acesso daquela comunidade aos trabalhos legislativos e incentivar a participação popular.

A sessão especial itinerante contou com a participação dos secretários municipais de Educação, Infraestrutura e Transportes, Geraldo Trindade, Gustavo David e Luciano Almeida, respectivamente, além do comandante da Guarda Municipal, o GM Weltmo Vieira, e do administrador do povoado, Carlos José dos Santos, mais conhecido como Carlão. Entre os membros do Poder Legislativo presentes estavam a presidenta Naara Duarte (DEM), o vice-presidente, Sargento Alberto (PP); os secretários da mesa diretora, Nailton Negreiro  (PRB), Anderson da Nova (DEM) e João de Deus (MDB); além dos vereadores Tarugão (MDB), Fabiano Bahia (DEM), Márcio Piu (PSC), Romildo Teixeira (PSL) e Valdeir Chagas (PDT).

Buscando garantir a participação popular na Câmara e dar aos moradores de Palmares a oportunidade de dialogar com representantes do governo municipal, Naara concedeu a palavra a várias pessoas da plateia, que puderam fazer reivindicações e sugestões, entre elas pedidos de melhorias nas áreas de segurança e geração de emprego e renda.

Uma das reclamações da população está relacionada a problemas com o programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), da Secretaria da Educação da Bahia. Diante disso, a Comissão de Educação da Câmara se comprometeu a intervir na questão, buscando a solução junto ao Núcleo Territorial de Educação/NTE 08. O secretário municipal de Educação, por sua vez, revelou que a Prefeitura está disposta a firmar parceria com o governo estadual no sentido de viabilizar monitora ou ainda espaço físico, para que os estudantes do ensino médio possam ser atendidos adequadamente

Sobre a segurança, o comandante Weltmo Vieira garantiu que o governo municipal está empreendendo esforços para viabilizar a ronda da Guarda Municipal no povoado nos finais de semana. Outra novidade foi anunciada pelo secretário Luciano Almeida, que disponibilizou, provisoriamente, um veículo da Secretaria Municipal de Transportes, para que a Guarda Municipal já possa dar início a essa ação em tempo breve.

Para a presidenta Naara Duarte, a sessão especial itinerante foi proveitosa e histórica, visto que havia mais de uma década que a Câmara não realizava sessões em Palmares. “Depois de dezesseis anos sem uma sessão no povoado, considero que a participação popular na sessão foi muito positiva e democrática”, avaliou. A Mesa Diretora também requereu a realização de uma sessão especial no distrito de Bandeira do Colônia. O evento, que ainda não tem data definida, já foi aprovado pelo Plenário.

Ascom-câmara