Natural de Itapetinga-BA nascido em 1971, Luciano Almeida é filho de Inocêncio Oliveira de Almeida, (Senso) e Nilza Moreira dos Santos Almeida, sobrinho neto de Juvino Oliveira (primeiro Prefeito de Itapetinga), Neto de Agenor Gigante (ex vereador de Macarani), casado com Luciana dos Santos, pai de Ana Laura Almeida, Lucas Almeida e Ludmilla Almeida.

Estudou no Sossego da Mamãe (Tia Creu), Ginásio Albert Schweitzer (Colégio Batista), Madre Savina Petrille, Emarc, UESB, Unopar e Universidade Federal de Lavras-MG.

Técnico Agrícola pela Emarc, Zootecnista pela UESB, Administrador de empresa pela Unopar, Especialização em Produção de Ruminantes na Universidade Federal de Lavras-MG, Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento na UESB.

Iniciou sua trajetória profissional em 1998, trabalhou nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Atuou profissionalmente nas empresas Parmalat, Valedourado, Nutrir Produtos lácteos Ltda, Sindicato Rural de Itapetinga -SENAR, Cooleite, Coopardo e Prefeitura Municipal de Itapetinga na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, na Secretaria de Meio Ambiente, atualmente é Secretário de Transporte.

Na Bahia destacou-se com difusão do uso da Palma forrageira em Itapetinga e região, colocando Itapetinga em evidência no cenário Nacional em matérias divulgadas pela Rede Globo de televisão no programa Globo Rural.

Luciano traz em sua bagagem, um potencial que promete fazer grande diferença no poder legislativo municipal e, contribuir muito para o progresso do município de Itapetinga. Concorrerá nesse pleito eleitoral, uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores. Que venha as eleições, Luciano Almeida 2020.