Por meio da Portaria 680/20, de 16 de março de 2020, a presidenta Naara Duarte (DEM) estabelece medidas de prevenção na Câmara Municipal de Itapetinga em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19). Entre as providências tomadas pela Câmara de Vereadores está a suspensão de sessões especiais, audiências públicas, eventos políticos, eventos comemorativos e solenidades agendadas para o Plenário Ulysses Guimarães.

A Câmara também está reforçando internamente ações de orientação, prevenção, etiquetas de contato, além de medidas de higienização da sede do Poder Legislativo. Todos os setores deverão receber álcool gel e equipamentos necessários para a proteção individual (EPI).

A Portaria 680/20 leva em consideração o avanço da Covid-19 no Brasil e no mundo. As medidas são de precaução, embora a cidade de Itapetinga-BA não registre nenhum caso da doença. A Câmara está seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). As ações visam, inicialmente, evitar a circulação de agentes transmissores da Covid-19 entre a comunidade local e, em um segundo momento, limitar a propagação do vírus.

Atualmente a Bahia registra 13 casos confirmados da Covid-19, sendo residentes em Salvador (4), Feira de Santana (5), Porto Seguro (3) e Prado (1). No Brasil, já são mais de 300 casos. Nesta terça-feira (17), o país registrou a primeira morte de pessoa infectada pelo novo coronavírus.

Vale lembrar que é preciso o engajamento de todos para conter a epidemia no Brasil. As medidas necessárias contra o coronavírus estão sendo adotadas em todo o país para tentar frear a transmissão, mas essa é uma luta de todos. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Itapetinga recomenda à população que, mesmo não tendo casos da Covid-19 na cidade, siga as orientações do Ministério da Saúde para prevenir a doença.

Ascom-Câmara Municipal de Vereadores