Nesta terça-feira (12), o mundo comemora o dia da Enfermagem e do Enfermeiro em meio à pandemia da Covid-19. A data ganha um significado ainda mais especial neste cenário em que muitos profissionais têm arriscado a própria vida em batalhas diárias em unidades de saúde nos mais diferentes países.



A Enfermagem é conhecida como a profissão do cuidado e está na linha de frente do combate ao novo coronavírus. A maioria dos enfermeiros no Brasil é formada por mulheres, sendo que muitas delas precisam conciliar a vida profissional com as diversas tarefas que marcam o cotidiano exaustivo de quem enfrenta uma jornada tripla e também precisa cuidar da casa e da família.

Dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Fundação Oswaldo Cruz ( Fiocruz ) mostram que as mulheres representam 86, 6% da categoria.

Assim como médicos e outros profissionais que atuam na linha de frente desta guerra contra o coronavírus, enfermeiros e enfermeiras, muitas vezes, têm que abrir mão do convívio familiar para continuar cumprindo a missão de salvar vidas. Eles também lidam com a incerteza e o medo diante do risco de contaminação e acompanham as notícias sobre a infecção e até mortes de companheiros de profissão.



2020 foi definido pela Organização Mundial da Saúde como o “ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia”. Justamente neste ano o mundo enfrenta o que já vem sendo considerado como o maior desafio global moderno e que traz à tona mais claramente a importância do trabalho dos profissionais da saúde, em especial dos enfermeiros, no combate ao novo coronavírus e a qualquer doença, como lembrou hoje o Ministério da Saúde nas redes sociais.

À frente da Câmara Municipal de Itapetinga está atualmente uma vereadora que também é enfermeira. A presidenta Naara Duarte é Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na condição de representante das mulheres e também da sua categoria no Legislativo Municipal, e em nome de todos os vereadores, ela faz questão de desejar a todos os enfermeiros um dia de força e renovação de esperanças.

Na oportunidade, a Câmara parabeniza todos os que estão empreendendo esforços na guerra contra a Covid-19 e lembra que foi aprovada, por unanimidade, no dia 22 de abril, uma moção de aplauso da Mesa Diretora para todos os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente contra o avanço do novo coronavírus no município.

Hoje a Câmara de Vereadores fez uma homenagem simbólica aos profissionais de saúde com a veiculação de mensagem em carro de som, divulgação em redes sociais e doação de máscaras faciais feitas de acrílico para trabalhadores do Hospital Cristo Redentor e da UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

Ascom-PMI www.itapetinga.ba.leg.br/site