A Câmara Municipal de Itapetinga manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do professor, escritor e ex-secretário de Cultura da Bahia Jorge Portugal. O educador baiano faleceu, aos 63 anos, na noite de segunda-feira (3), em Salvador, em decorrência de falência cardíaca aguda.




Jorge Portugal nasceu em Santo Amaro-BA e era formado em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Foi secretário de Cultura do Estado da Bahia entre 2015 e 2017. Também era poeta, letrista e compositor. Atuou como professor de português em cursos pré-vestibulares e escolas. Cheio de talentos, lançou o livro “Redação é assim” e apresentou programas educativos ligados à língua portuguesa. Tornou-se ainda mais conhecido e admirado por muitos com o “Aprovado”, veiculado na Rede Bahia.

Jorge Portugal deixa esposa, Rita Vieira, e três filhos, o sociólogo Caetano Ignácio, a atriz Bárbara Bela e o jornalista Thiago Dantas. O governador Rui Costa lamentou a perda e decretou luto no estado nesta terça-feira (4), lembrando que, antes de tudo, o professor era um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo.

Neste momento de dor, a presidenta Naara Duarte (PSC), em nome de toda a Mesa Diretora e demais vereadores, presta condolências e se solidariza com os familiares e amigos enlutados pela grande e irreparável perda desse ícone da educação e da cultura baiana.